Hemosul decreta estado de emergência para estoque do tipo A-
12:39 19/11/2022
Com apenas 5% do estoque, o órgão não conseguirá suprir toda a demanda do Estado; Neste sábado (19), estará aberto até às 17h
O Hemosul decretou estado de emergência em seus estoques sanguíneos do tipo A-, que está com apenas 5% do necessário para suprir as demandas de Mato Grosso do Sul. A fim de suprir esse déficit e atrair doadores voluntários, o Hemosul estará aberto neste sábado (19), das 7h até às 17h.
Além do A-, a situação perpassa por outras tipagens sanguíneas. Por exemplo, os estoques do tipo sanguíneo O- encontram-se em estado de alerta, com 43%, já os tipos A+ e O+, estão em situação mediana, com 83% e 76%, respectivamente.
Para os voluntários que desejam realizar doações de sangue, é necessário comparecer à unidade do Hemosul Coordenador com os documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde.
Além dos tradicionais critérios como: ter idade entre 16 a 69 anos e pesar 51 kg ou mais, é importante também ficar atento ao intervalo necessário para quem se vacinou contra o Covid: Coronavac são 48h e para a Astrazeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.
Além disso, o Hemosul relembra que, em caso de possuir doenças respiratórias, o doador se torna inapto a realizar doações de sangue.
O banco sanguíneo do tipo A- entrou em estado crítico às véspera da semana que comemora-se a semana nacional do doador de sangue, que acontece entre os dias 21 a 25 de novembro.
“Chegamos nessa sexta com muitos pedidos dos hospitais e pouquíssimas bolsas de sangue para atendê-los. A situação é pior para essas tipagens, mas vale ressaltar que toda doação é bem-vinda e ajuda a salvar vidas. Fazemos esse apelo para que os doadores se programem e venham até o Hemosul realizar sua solidariedade” explica a Coordenadora Geral da Rede Hemosul Marli Vavas.
Doar Sangue Salva
No dia 21 de novembro de 2003 foi publicado o decreto 10.036/03, que institui a última semana do mês de novembro, como a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A semana é marcada por campanhas de conscientização sobre a importância da doação voluntária.
Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade de sangue retirada do doador não afeta a sua saúde porque a recuperação é iniciada imediatamente após a doação. Com uma média de cinco litros de sangue, uma pessoa adulta tem no máximo 450 ml de sangue coletados, durante a doação.
A pasta relembra que o gesto de doar sangue trata-se de uma atitude de solidariedade, já que a pequena quantidade que é doada pode salvar até quatro vidas. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.
Mais informações estão disponíveis no site do Hemosul, pelo telefone (67) 99298-6316 (whatsapp).
O Hemosul Coordenador fica na Av. Fernando Correa da Costa, 1304, centro de Campo Grande.
Via Correio do Estado MS
Comente esta notícia
compartilhar