Hidratação adequada do corpo pode retardar o envelhecimento, diz estudo
11:27 08/01/2023
Além de impedir que o corpo seja biologicamente mais velho do que sua idade cronológica, a pesquisa mostra que a ingestão saudável de líquidos evita doenças crônicas e morte precoce
Você provavelmente já sabe que estar hidratado é importante para as funções corporais do dia-a-dia, como regular a temperatura e manter a saúde da pele.
Beber água em doses saudáveis também reduz significativamente o risco de desenvolver doenças crônicas, de ter uma morte precoce ou de ser biologicamente mais velho do que sua idade cronológica, de acordo com um estudo do National Institutes of Health dos Estados Unidos publicado segunda-feira (2) na revista “eBioMedicine”.
“Os resultados sugerem que a hidratação adequada pode retardar o envelhecimento e prolongar uma vida livre de doenças”, disse Natalia Dmitrieva, autora do estudo e pesquisadora do Laboratório de Medicina Regenerativa Cardiovascular do Instituto Nacional de Coração, Pulmão e Sangue, uma divisão do NIH, em um comunicado.
Saber quais medidas preventivas podem retardar o processo de envelhecimento é “um grande desafio da medicina preventiva”, lembraram os autores no estudo. É que uma epidemia de “doenças crônicas relacionadas à idade” está emergindo à medida que a população mundial envelhece rapidamente.
Os autores explicaram que a hidratação ideal pode retardar o processo de envelhecimento tendo como base pesquisas feitas em camundongos. Nesses estudos, a restrição de água ao longo da vida aumentou o sódio sérico de camundongos em 5 milimoles por litro e reduziu a vida útil deles em seis meses, o que equivale a cerca de 15 anos de vida humana, de acordo com o novo estudo. O sódio sérico pode ser medido no sangue e aumenta quando bebemos menos líquidos.
Via Midiamax
Comente esta notícia
compartilhar