Saúde

Inclusão de tratamento robótico no SUS em casos de câncer de próstata é aberta para discussões

Circuito MS

8:04 29/06/2021

A modalidade apresenta resultados positivos em relação aos métodos utilizados atualmente

A campanha Ponto Próstata tem objetivo de divulgar a submissão dirigida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que tem finalidade de incluir no Sistema Único de Saúde (SUS) o tratamento minimamente invasivo para pacientes com câncer de próstata através de cirurgia robótica.

A participação está disponível para consulta pública, e deve ser realizada até o dia 28 de junho. De acordo com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, cerca de 70% dos brasileiros, não tem nenhum tipo de serviço de plano de saúde.

Neste cenário, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, sendo mais frequente após os 50 anos que possuem herança genética, consumam bebidas alcoólicas em exagero, fumem, tenham uma alimentação com muita gordura ou cálcio e que estejam acima do peso.

No Brasil foi registrado 68 mil casos em 2018. No mesmo ano, mais de 266 mil mortes foram causadas por esse tumor ao redor do mundo.

Cirúrgia robótica

O procedimento cirúrgico assistido por robôs possuem pontos positivos em comparação às outras opções consideradas menos invasivas. Além disso, propicia menor perda de sangue, consequentemente, baixa necessidade de transfusões.

Outro ponto relevante é que o paciente não precisa ficar um longo período no hospital após o procedimento.

A médica uro-oncologista, Eliney Faria, é especialista em cirúrgia robótica e reforça os benefícios da nova forma de tratamento.

“A cirurgia robótica é uma modalidade excelente para pacientes com câncer de próstata por conta dos resultados funcionais, de potência, de continência e mesmo na cura da doença. Nós gostaríamos que essa tecnologia fosse incorporada para todos os brasileiros”, explica.

Consulta pública

A Consulta Pública está disponível neste site, até o dia 28 de junho para envio de opiniões, críticas, sugestões, experiências e análises técnicas. Para mais informações sobre a campanha, dados ou benefícios da inclusão do novo tratamento ao SUS, basta acessar o site Ponto Próstata.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia