Geral

Inmet emite alerta para chuvas fortes em todos os municípios do Estado

Circuito MS

14:14 29/12/2021

Os riscos são de ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo até a quinta-feira (30)

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para tempestade em 17 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo a Capital, e risco em potencial para o restante das cidades.

Com bandeira vermelha, o instituto prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo, nos seguintes municípios:

Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

No restantes dos municípios, as chuvas serão entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h, e queda de granizo. Baixo risco para corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Ambos alertas terminam entre hoje (29) e amanhã (30).

Sonora, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Coxim, Cassilândia, Paranaíba, Rio Verde de Mato Grosso e Camapuã são municípios do centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul que devem ter chuva na virada do ano, de sexta-feira (31) para sábado (1º).

“Essas chuvas isoladas podem ocorrer principalmente no período da tarde e da noite, então, a virada deve ser de chuvas isoladas”, apontou o meteorologista, Cleber Souza.

Quinta-feira e sexta-feira (31) serão dias marcados por chuvas, trovoadas e céu nublado.

Temperaturas permanecem altas, com termômetros batendo de 30ºC a 38ºC. O tempo fica abafado. A umidade relativa do ar deve variar de 20% a 100% nesta semana. As chuvas ocorridas em Mato Grosso do Sul elevam a umidade relativa do ar e melhoram a qualidade de respiração.

A umidade do ar indicada é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Verão

O verão é umas das quatro estações do ano e compreende os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março.

O verão começou em 21 de dezembro de 2021 e vai até 20 de março de 2022.

Se no hemisfério sul é verão, no norte é inverno. O mesmo acontece nas estações de outono e primavera.

Suas principais características são chuvas recorrentes, tempo úmido, calor e dias mais longos e noites mais curtas.

De acordo com prognóstico de verão divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão, o volume de chuvas pode ficar 20% abaixo da média esperada neste verão 2021/2022.

Recomendações em casos de tempo adverso, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC)
  • Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
  • Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia