Internações por Covid-19 continuam em queda e ocupação chega a 66% em MS
8:06 12/07/2021
Nas últimas 24 horas, foram confirmados 614 novos casos e 22 mortes por Covid-19
Após registrar colapso, com mais de 100% de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI ) ocupados e de enviar pacientes para fora do Estado, o número de internações em Mato Grosso do Sul tem registrado queda nas últimas semanas.
Neste domingo, o Estado registra taca de ocupação de 66% dos leitos de UTI. Ou seja, 44% dos leitos para casos críticos estão vagos.
Conforme boletim epidemiológico divulgado neste domingo (11), há 621 pessoas internadas em todo o Estado, sendo 342 em leitos de UTI e 279 em leitos clínicos.
Na última sexta-feira (9), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, informou que, no período de um mês, as internações por Covid-19 diminuíram 50% no Estado.
Entre as macrorregiões, Campo Grande tem 78% de taxa de ocupação, Dourados tem 64%, Três Lagoas 70% e Corumbá registra 48%.
Conforme o boletim, nas últimas 24 horas foram confirmados 614 novos casos e 22 mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul.
Com relação os óbitos, mais da metade das vítimas eram de Campo Grande, que registrou 12 mortes de um dia para o outro.
Dourados, que chegou a ficar sem registrar mortes na última semana, teve quatro novas vítimas.
As demais vítimas eram de São Gabriel do Oeste (2), Maracaju, Rio Brilhante, Maracaju e Miranda.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a segunda semana de julho foi a melhor em casos de Covid-19 desde fevereiro, com o menor número de registros.
Neste período da semana 27 (julho) foram contabilizados 5.218 testes positivos para a Covid contra a semana epidemiológica número 8, ocorrida em fevereiro, quando foram acumulados 5.873 casos confirmados.
A taxa de contágio se estabilizada em 0,96.
Desde o início da pandemia, Mato Grosso do Sul soma 343.498 casos confirmados de Covid-19 e 5.529 mortes pela doença.
Os casos recuperados, que são pacientes que já finalizaram a quarentena ou internação e não apresentam mais sintomas, somam 328.194.
Há ainda 6.154 pacientes que testaram positivo em isolamento domiciliar.
Sintomas do coronavírus
Os sintomas da Covid-19 podem variar de acordo com cada organismo, mas os mais recorrentes são:
- Febre;
- Tosse seca;
- Perda do olfato e/ou paladar;
- Falta de ar;
- Dificuldade para respirar e
- Dor ou pressão do peito.
Orientações
A SES afirma que o isolamento social, o uso correto e contínuo de máscara e higienização das mãos são medidas imprescindíveis para conter a propagação do coronavírus.
Quem apresentar febre, tosse seca ou dor de garganta deve permanecer em isolamento por 14 dias e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.
As medidas de biossegurança devem ser seguidas mesmo após imunização com as duas doses da vacina.
Via Correio do Estado
Comente esta notícia
compartilhar