Geral

Irregularidades em empréstimos consignados aumentam durante a pandemia

Circuito MS

8:09 27/06/2021

Procon tem recebido diversas denúncias, sendo os aposentados as principais vítimas

O número de ações abusivas de instituições financeiras referentes a empréstimos consignados aumentou durante a pandemia de Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), o órgão tem recebido diversas denúncias de consumidores lesados.

Os aposentados são as principais vítimas dos empréstimos consignados irregulares no Estado.

Conforme o Procon, em todo o ano passado, 169 pessoas foram atendidas, tendo sido denunciados 22 bancos por práticas abusivas em relação aos empréstimos.

Neste ano, em apenas cinco meses já foram 78 registros de denúncias, além de pedidos de orientação de como proceder.

Ainda nos cinco primeiros meses de 2021, 20 instituições financeiras foram alvos de reclamações por irregularidades deste tipo.

A instituição campeã de reclamações é a C6 Consignados S.A, que já foi notificada e multada diversas vezes pelo Procon, mas continua reincidindo nas irregularidades.

De janeiro a abril deste ano, o Banco C6 Consignado S.A. recebeu 30 notificações de multa expedidas pelo Procon por lesar aposentados que recebem pelo INSS em Mato Grosso do Sul.

Conforme o Procon, a infração consiste na liberação de valores a título de empréstimo consignado em contas, sem que o titular tenha solicitado.

Além disso, as pessoas não eram comunicadas sobre o empréstimo, sendo surpreendidas quando descobriam valores muito superiores ao que deveria constar na conta.

Consumidores pediram providências para que fosse realizada o estorno dos valores e evitar novos depósitos irregulares, que geram juros.

A situação foi considerada abuso contra a relação de consumo e várias notificações de multa foram expedidas, em diferentes datas, totalizando mais de R$ 650 mil.

A instituição financeira não possui agências físicas e os serviços são integralmente online.

Segundo o Procon, a Lei Federal 8.078/90, o Decreto Federal 2.181/97 e a Lei Estadual 12.425/2007 protegem o consumidor contra esse tipo de atitude de entidades financeiras.

Na sequência de denúncias por irregularidades em consignados vem o Itaú, com 11 denúncias, BMG e Bradesco, com sete cada, Banco do Brasil e Panamericano, com cinco denúncias cada um.

Oo superintendente do Procon estadual, Marcelo Salomão, orienta que consumidores se mantenham alerta e formalizem denúncias caso sejam vítimas de alguma ação abusiva por parte dos bancos.

“O atendimento presencial está suspenso temporariamente. Entretanto continuamos os nossos trabalhos de forma remota”, ressalta.

Uma das dicas para evitar armadilhas é que o consumidor sempre monitore sua conta bancária, tirando extratos ou olhando o saldo semanalmente.

Denúncias podem ser feitas pelo “fale conosco” do site do Procon, pelo telefone 151 ou pelo WhatsApp (67) 99158-0888.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia