Previsão do Tempo

Junho chega com mais chuva, com frio mais moderado que baixas temperaturas surpresas de maio

Circuito MS

15:58 29/05/2022

Sul de Mato Grosso do Sul deve sofrer mais com baixas temperaturas, mas sem previsão de geada

Maio, que assustou por conta do frio precoce, termina em dois dias, período que uma nova massa de ar frio do Sul do País deve baixar as temperaturas, mas não de maneira tão acentuada quanto o frio passado, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec).

Conforme o Cemtec, a massa de ar frio da primeira semana de junho será menos intensa e muitíssimo menos abrangente na sua área de influência que a última, diz o Centro.

Estão descartadas as possibilidades de geada, com o frio se concentrando mais ao sul do Estado. Na maioria das demais áreas, deve haver mais um frio moderado do que intenso.

Apesar de não impactar tão diretamente nas temperaturas, essa massa de ar frio deve causar um aumento considerável de chuvas no período.

Vale ressaltar que esses levantamentos de fortes chuvas estão previstos não só para o Sul do Estado, mas também em demais partes de Mato Grosso do Sul.

Com isso, a previsão aponta para acumulados de precipitação bastante altos para esta época do ano em parte do Mato Grosso do Sul e no Paraná, onde no fim de maio e no começo de junho já chove muito menos pela temporada seca do Centro do país.

Ainda, a partir da segunda semana de junho está prevista uma terceira frente fria, que deve baixar os termômetros, com mínimas entre 12º e 14º em Mato Grosso do SUl.

Segundo o Cemtec, nesse intervalo da primeira semana de junho há probabilidade de chuvas com acumulados entre 5 a 125 mm, nas regiões centro-sul.

Já para o período entre os dias 03 e 11 de junho, há probabilidade de chuvas com acumulados de até 20 mm, principalmente na região sul e sudeste do estado.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia