Lula deve tratar com Trump de volta da Petrobras à Venezuela
15:00 17/02/2026

Governo brasileiro sondará aval dos EUA para atuação da petroleira no país
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende tratar com seu colega americano, Donald Trump, da obtenção de um aval dos Estados Unidos para que a Petrobras possa eventualmente voltar às atividades de exploração e produção de petróleo na Venezuela.
A abordagem deve ocorrer no encontro presencial entre os líderes em Washington. Essa reunião está prevista para a segunda quinzena de março, mas as datas ainda estão sendo ajustadas entre os dois países.
A estatal brasileira já atuou em solo venezuelano no passado, mas instabilidades políticas, econômicas e sanções afastaram a Petrobras do país caribenho.
Com a captura do ditador Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, o governo de Delcy Rodríguez se comprometeu a dar para Trump decisões estratégicas sobre a exploração e comercialização do petróleo na Venezuela.
Trump tem incentivado empresários americanos e países estrangeiros a investirem no país. A ideia de Lula é demonstrar um possível interesse da Petrobras em voltar aos campos venezuelanos.
Sanções a Cuba
Lula também pretende fazer um apelo a Trump sobre as sanções americanas a Cuba.
Em janeiro deste ano, o presidente americano passou a tarifar países que fornecem petróleo à ilha.
Sem combustível, a medida afeta a economia do país, inclusive o turismo, importante fonte de renda para os cubanos.
A crise vem se agravando sobre a população. Nas próximas semanas o Brasil deve enviar alimentos e remédios para solo cubano.
Lula deve ponderar a Trump sobre o perigo de ter o agravamento de uma crise humanitária em um país tão próximo às fronteiras americanas, além de abordar o sofrimento da população.
Via CNN Brasil





Comente esta notícia
compartilhar