Geral

Maioria dos residentes em favelas são mulheres, negras e mães solo

Circuito MS

11:29 16/12/2021

Dados são de pesquisa realizada pela Central Única de Favelas em todo o Estado

De 2020 para 2021 foi registrado um aumento de mulheres vivendo em favelas em Mato Grosso do Sul e, de acordo com dados da Central Única das Favelas (Cufa), 70% dos moradores das 38 favelas existentes na Capital, são mulheres.

Dentro dessas mulheres vivendo em favelas, 70% são mulheres negras, 58,9% são solteiras, viúvas ou divorciadas, 46,6% têm até dois filhos, e 34,6% tem até quarto filhos.

Segundo explicou a coordenadora da  Cufa de Mato Grosso do Sul, Lívia Lopes, o levantamento foi feito a partir de um cadastro, além do contato com essas mulheres quando as mesmas buscam doações.

“Chegamos nessa porcentagem a partir de um levantamento que fizemos com o preenchimento de um cadastro que temos em nosso sistema, esse contato acontece quando essas mulheres vêm buscar doações”, disse.

Conforme a coordenadora da Cufa Campo Grande, Leticia Polidorio, inúmeros fatores propiciam o número majoritário do sexo feminino em comunidades carentes, como o desemprego, falta de documentação e, nos últimos dois anos, a pandemia.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia