Mais de 2 toneladas de resíduos são coletadas durante a edição de novembro do ‘Drive Thru da Reciclagem’
18:00 30/11/2022
A 7ª edição do Drive Thru da Reciclagem – Educação, Logística Reversa e Empreendedorismo, realizada de 3 a 5 de novembro, na Plataforma Cultural, arrecadou mais de duas toneladas de resíduo reciclável. Por meio do descarte correto e consciente foi possível preservar, durante os três dias de evento, mais de 9 milhões de litros de água. A ação, que tem como foco conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo e informar sobre práticas sustentáveis e reciclagem também visa incentivar a doação e o desapego. A tenda do FAC recebeu muitas roupas, calçados e alimentos. Ao todo, mais de 500 itens foram doados.
Ainda no formato drive-thru, quem passou pelo local fez o descarte sem descer do carro. Durante os três dias foram descartados materiais como papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, geladeira, ferro e afins, eletrônico, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha e bateria.
Além dos ambientes da coleta a programação contou com a área do empreendedorismo.
Preservar a água
Para Roberta Queiroz, uma das organizadoras da ação pelo FAC, o evento foi adotado pela população e já faz parte do calendário de ações da Prefeitura. “Preocupada em desenvolver ações voltadas para a preservação e conservação do meio ambiente, a prefeitura de Campo Grande realizou a primeira edição do drive thru da reciclagem em 2020. O evento foi tomando proporção e hoje, em sua sétima edição podemos conferir a grandiosidade deste evento, que envolve várias secretarias municipais no sentido de transformar Campo Grande numa cidade mais sustentável”, destaca Roberta.
De acordo com a Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil em Mato Grosso do Sul e gestora do evento juntamente com o FAC, Ana Cristina Franzoloso, o intuito do evento é fortalecer a ideia do descarte correto e incentivar a sociedade a realizar essa iniciativa e práticas sustentáveis. “O sétimo drive thru finalizou com a sensação de dever cumprido e de que melhoramos a cada edição. A educação sempre é a ferramenta principal como mola propulsora de resultados, e neste sétimo drive tivemos o presente de ter a Semed com as crianças, oficinas e teatros. Tivemos empreendedores atuantes no dever de mostrar a economia girando com seus serviços e produtos. Todos juntos temos resultados positivos em prol do meio ambiente e com propósito de um Planeta e uma vida mais saudável”, enfatiza a embaixadora.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Em 2017, Campo Grande aderiu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, subscrita pela República Federativa do Brasil, que visa promover mudanças positivas no mundo do futuro. Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir algumas metas. Dentre elas destacam-se: erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar geral, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas.
A 7ª edição do Drive-Thru da Reciclagem contempla a meta 6 dos ODS 6 (Água potável e saneamento: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos), meta 4 (Educação de qualidade: essencial a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável) e a meta 12 (Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis). Ao todo, são 17 objetivos que compõem os ODS atualmente.
Via Asscom Prefeitura Municipal de Campo Grande
Comente esta notícia
compartilhar