Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul registra 319 mil raios em poucas horas de tempestade

Circuito MS

11:00 14/11/2022

Temporal prejudicou o fornecimento de energia elétrica na cidade morena e a Energisa triplicou o número de equipes em campo para atender às ocorrências

A semana começou chuvosa em Mato Grosso do Sul. A tempestade que teve início neste domingo (13) e afetou várias regiões do Estado ainda não perdeu força e os municípios contabilizam os estragos.

De acordo com o Inmet, MS teve rajadas de vento de até 90 km/h. O Sistema de monitoramento, análise e previsão de eventos meteorológicos (Netclima) registrou ainda um total de mais de 319 mil descargas atmosféricas no Estado entre domingo e o início da segunda-feira (14).

Em Ponta Porã, cidade mais afetada pela chuva, os ventos chegaram aos 72 km/h. O município também registrou granizo e 2.660 raios. Já em Campo Grande, segundo o meteorologista Nathálio Abrahão, foram 1.670 raios em apenas cinco horas. Os ventos na Capital chegaram aos 71,2 km/h.

Energia

O temporal prejudicou o fornecimento de energia elétrica na cidade morena e a Energisa acionou o plano de contingência e triplicou o número de equipes em campo para atender às ocorrências de falta de energia na Capital.

“A rede elétrica foi prejudicada por inúmeras quedas de árvores, postes e defeitos que provocaram rompimento de cabos. Não há bairros sem energia na totalidade e os trabalhos seguem de forma ininterrupta, obedecendo protocolos rígidos de segurança, sobretudo nos locais onde os reparos são de maior complexidade”, informa a Energisa em balanço parcial.

No momento, os bairros na Capital com maior impacto no fornecimento são: Moreninha, Alves Pereira, Jardim Leblon, Universitário, Portal Caiobá, Vila Bandeirante, Jardim Bela Vista, Conjunto Aero Rancho, Jardim Centenário, Vila Margarida, Vila Nasser, Jardim Centro Oeste, Jardim Los Angeles, Coophavila II, Parque Residencial União, Tiradentes, Jardim São Conrado, Coronel Antonino, Nova Lima, Santa Fé, Vila Santo Antônio, Jardim Autonomista, Santo Amaro, Pioneiros, Jardim Tarumã, Itanhangá Park, Jardim Batistão.

Serviço

A Energisa esclarece que para as ocorrências envolvendo queda de árvores de grande porte e volume expressivo de vegetação na via, que impeçam a atividade das equipes da concessionária, se faz necessária a atuação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no corte e retirada de galhos para que a recomposição do sistema elétrico seja concluída.

Por segurança e agilidade, a Energisa orienta aos clientes buscarem atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular).

Via Midiamax

Comente esta notícia