Meio Ambiente

Meteorologia mantém alerta de tempestades; chuva acumulou 21 mm

Circuito MS

12:35 28/10/2017

[Via Midiamax]

Campo Grande registrou 21.8 milímetros de chuva acumulada durante tempestade que atingiu a cidade entre a noite da sexta-feira (27) e a madrugada deste sábado (28). Os dados são de estações automáticas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Conforme a Defesa Civil, foi registrado o atendimento de uma ocorrência de alagamento em um barraco no loteamento José Teruel Filho, na saída para São Paulo. Não houve feridos e apenas foi prestado atendimento à família, segundo a Defesa Civil.

Na noite de sexta, o Corpo de Bombeiros foi acionado por conta da queda de uma árvore que interditou o trânsito na BR-262, entre Campo Grande e Aquidauana. Após esta ocorrência, o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) não registrou outros chamados.

Durante a noite da sexta-feira foram registradas fortes rajadas de vento que bairros como o Centro e as Moreninhas sem energia elétrica. Outro fenômeno que ocorreu durante a chuva, foram os raios. A tempestade elétrica costuma ocorrer quando há uma junção de muito calor e umidade, formando uma área de instabilidade.

Uma das principais áreas afetadas pela chuva foi a região do Santo Amaro. Na Praça do Papa Estava marcado um show do cantor sertanejo Michel Teló, que acabou sendo cancelado por questões de segurança. A organização do evento informou que ainda não tem uma data para o evento, que deve ocorrer em novembro.Além de Campo Grande, choveu bastante em Aquidauana, com acumulado de 55.6 mm, em 24 horas. Em Miranda, o acumulado foi de 17.6 mm e, 21.2 mm em Ponta Porã.

Para este sábado, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve o alerta para tempestades. O alerta é válido até às 21h59 deste sábado. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”.

Comente esta notícia