Internacional

México voltará exigir visto físico para brasileiros

Circuito MS

14:30 26/07/2022

Medida visa frear imigração ilegal de turistas brasileiros para os Estados Unidos

O governo do México anunciou que exigirá novamente o visto físico para turistas brasileiros. De acordo com o governo do país, a ação tem objetivo de frear a entrada de visitantes brasileiros ao país, e que posteriormente, tentam imigrar ilegalmente para os Estados Unidos.

No momento, turistas brasileiros não precisam do visto físico para ir ao México, e utilizam apenas uma autorização concedida através da internet, entretanto,  há algumas semanas, o Sistema de Autorização Eletrônica mexicano sofre com instabilidades, fator que dificulta a emissão do visto remoto.

O visto mexicano tem um custo de US$ 48 dólares (pouco mais de R$ 250 no câmbio atual), fator que deve encarecer as viagens para o país. Vale ressaltar que os turistas brasileiros com visto americano ou canadense, estão dispensados da exigência, que vigorar desde o fim de 2021 nos países, também motivada pelo combate à imigração ilegal.

Quem necessita da autorização eletrônica?

Estão dispensados da autorização eletrônica de viagem para o México:

  • Aqueles que possuem visto de turismo vigente do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou qualquer país do Espaço Schengen;
  • Residentes permanentes no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, um dos países do espaço Schengen, da União Europeia ou da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru).

Os turistas brasileiros que não se encaixam nas condições citadas, precisam da autorização eletrônica e devem se adequar às exigências do visto físico quando o decreto for publicado. A medida vai entrar em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da Federação (DOF), que pode acontecer ainda esta semana, diz o portal El Economista.

É provável que a exigência de visto físico não impacte quem já é isento da autorização eletrônica, entretanto, deve-se  aguardar a  publicação do decreto para confirmar essa informação.

Imigração ilegal

O retorno do visto físico é uma alternativa encontrada pelo governo mexicano para reduzir a imigração ilegal para os Estados Unidos. De acordo com dados oficiais, o Brasil é o 7º país com mais tentativas de atravessar a fronteira México-Estados Unidos de forma ilegal.

“A medida não proíbe a entrada de brasileiros como visitantes sem permissão para realizar atividades não remuneradas, mas agora eles terão que buscar o visto no consulado mexicano, como fazem atualmente os brasileiros que pretendem entrar por terra ou mar”, afirmou o governo mexicano.

A exigência pode dificultar a viagem de brasileiros para Cancún, Playa Del Carmen, Cidade do México e Riviera Nayarit, por exemplo.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia