curiosidades

Mini original será convertido em carro elétrico

Circuito MS

18:12 26/01/2022

A Mini, marca britânica pertencente à BMW, lançou um programa para converter o Mini original, lançado em 1959, em um carro elétrico. Intitulado Mini Recharged, o programa é encabeçado pela fábrica da marca em Oxford (Inglaterra) e visa a substituição de motor, transmissão e escapamento do velho automóvel por motor elétrico e bateria.

De acordo com a Mini, o motor elétrico disponível fornece um máximo de 120 cavalos e atinge uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 9s. A bateria permite um alcance estimado de 160 km, enquanto a taxa máxima de carregamento é de 6,6 kW. Diante desses números, trata-se de um carro para motoristas que estejam restritos ao ambiente urbano.

O programa da Mini também atualiza o painel de instrumentos, assim, o motorista pode saber o quanto resta de carga na bateria em vez de gasolina e se o carro está em marcha à ré, ponto morto ou em movimento. Uma entrada de recarga também foi adicionada à traseira, onde ficava originalmente a tampa do tanque de combustível.

De acordo com a Mini, a conversão não exige que o veículo seja registrado novamente. Os componentes de combustão interna que serão retirados também podem ser armazenados pela fábrica. O preço do programa não foi divulgado.

Caminho 100% elétrico

Desde que lançou um Mini elétrico no Salão do Automóvel de Nova York em 2018, a marca da BMW acena para um caminho cada vez mais eletrificado. À época, a companhia afirmou que o veículo representava a junção de dois fatores: o comprometimento com o icônico design e, ao mesmo tempo, a adoção de um trem de força moderno.

Já em 2021, a Mini se comprometeu a lançar seu último modelo a combustão interna em 2025. A meta é que todos os carros da marca sejam movidos a bateria até 2030. A Mini também estima que, por volta de 2027, os carros elétricos respondam por 50% de suas vendas anuais.

Via Olhar Digital

Comente esta notícia