Interior

MS e PR dão mais um passo para construção da terceira ponte entre os dois estados

Circuito MS

14:00 23/03/2023

Separados pelo Rio Paraná, atualmente os dois estados estão conectados somente pelas pontes em Mundo Novo e em Naviraí

O comando da hidrelétrica Itaipu autorizou o repasse R$ 2,6 milhões para bancar Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) sobre a pertinência ou não para construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraná, ligando Mato Grosso do Sul ao Paraná. O valor autorizado agora representa mais de 80% do total conveniado, de R$ 3,2 milhões. Mas, para instalação da ponte seriam necessários pelo menos R$ 350 milhões.

A nova ponte, que seria a terceira ligação rodoviária entre os dois estados, deverá ter dois quilômetros e vai conectar o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, ao município sul-mato-grossense de Taquarussu. O projeto é uma parceria entre Itaipu, Governo do Paraná e Governo de Mato Grosso do Sul.

Atualmente, os dois estados têm conexão por meio de duas pontes sobre o Rio Paraná. A primeira está na BR-163, entre Mundo Novo e Guaíra, no extremo sul de MS. A outra ligação, entre Naviraí e o município paranaense de Icaraíma, é composta por uma série de cinco pontes sobre “braços” do rio. Esta terceira ponte ficaria mais ao norte, já próximo à ponte da Usina Sérgio Mota.

O repasse foi autorizado após a etapa de licitação, realizada pelo DER-PR. A empresa vencedora foi a Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento, de Santa Catarina. A partir do pagamento da primeira parcela do convênio, os próximos passos serão a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço.

A Prosul terá 18 meses para executar uma série de atividades, que incluem contagem de tráfego, levantamento topográfico, sondagens geotécnicas, estudos ambientais, levantamento de campo, entre outros.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, destaca que a ligação é de extrema importância para Mato Grosso do Sul, pois criará um novo corredor de transporte para o escoamento da produção agrícola entre os dois estados, encurtando o caminho até o porto de Paranaguá.

“A obra vai ajudar a desafogar o tráfego de caminhões, principalmente de grãos, e também vai promover o maior desenvolvimento econômico da região”, afirma Jaime Verruck.

A nova ligação promete encurtar e diminuir custos do escoamento agrícola até o porto de Paranaguá. Atualmente, o trajeto precisa ser contornado por São Paulo, na barragem de Porto Primavera, que conta com tráfego lento e restrição de peso para caminhões, já que o tráfego é feito sobre a barragem da usina Sérgio Mota.

E além das duas pontes ligando ao Paraná, Mato Grosso do Sul está conectado a São Paulo por meio de cinco pontes, que estão em Batayporã, Bataguassu, Brasilândia, Três Lagoas e Aparecida do Taboado.

Via Correio do Estado MS

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