Geral

Na onda da economia compartilhada, Campo Grande ganha espaços colaborativos

Circuito MS

9:20 14/03/2018

[Via Midiamax]

rupar empreendimentos que não são necessariamente do mesmo ramo de negócios. O conceito solucionar o problema de isolamento de profissionais autônomos que utilizam home office. O modelo pode elevar a produtividade e certamente traz novos contatos e possibilidades de negócios.

O formato mais conhecido é o que dispõe de salas privativas, salas de reunião, ambientes coletivos e outras instalações para uso temporário. Existem planos mensais de utilização dos recintos e é possível contratar espaços até por hora. Alguns exemplos de espaços colaborativos em Campo Grande são o CoCriativo, o Espaço Sedep e o Conectivo.

Economia criativa

Com ambiente descolado e um conceito de colaboração fixa, a Casa Nuvem é dedicada produtos e serviços ligados à moda e beleza e à decoração. O espaço compartilhado, que prioriza pequenas empresas e a economia criativa, será inaugurado neste sábado (17) agregando várias mulheres com trabalhos autorais. Com um nome diferente, que remete ao coletivo e à conectividade, a casa agrega as marcas Maria Karaguatá, Paula Garde Cabeleireira, Suzuki Lashes, Ludic e Pagu Shoes, todas de empreendedoras locais.

Há mais de um ano atendendo clientes no salão que funcionava em sua casa, Paula Garde e a sócia Stephani Demczuk procuravam um local para ter um ambiente mais espaçoso e confortável. Um imóvel no bairro Antônio Vendas, pertinho da Zahran, pareceu ideal para os planos. Quase que imediatamente, outras empreendedoras acreditaram no projeto.

“Como ela queria que todo o espaço da casa fosse utilizado, fechamos a parceria e começamos a trazer outras empreendedoras, o que acabou se tornando uma ‘nuvem’ de novas ideias, serviços diferenciados, além de muita moda e beleza, só que nada dentro de um padrão pré-estabelecido, e sim o modelo de negócios que acreditamos ser o mais viável e bacana”, conta a jornalista Daiane Libero, proprietária da Pagu Shoes.

O salão de Paula, que também é um espaço comum do empreendimento, conta com o que as empresárias chamam de NuvemSHOP. É um local com prateleiras destinado a venda de produtos de marcas parceiras das empreendedoras, como a Panapaná Decorações, com flâmulas, tricotins, quadrinhos, objetos decorativos e muito mais. Já a MugMe Canecas oferece canecas personalizadas, de séries, filmes e até memes que o pessoal adora.

“Todas as marcas da casa são de pessoas que começaram sozinhas, apenas com a vontade de ter um produto bacana e alcançar clientes. São empreendedores de pequeno e médio porte, mas que gostam da ideia da colaboração”, enfatiza Daiane. “A gente não queria um espaço para ter só um negócio, a gente queria agregar economia criativa”, acrescenta.

“Nunca anunciamos que teríamos salas para alugar. Conversando com amigas e conhecidas, sem querer, elas foram chegando”, descreve Paula. “A Luciana é minha cliente, que também atendia na própria casa e estava a procura de espaço”, conta ela sobre como a proprietária da Lu Suzuki Lashes, que oferece aplicação de cílios, chegou à casa.

Maria Celina, dona da marca Maria Karaguatá de colares feitos de cordas e peças em cerâmica, há cerca de 2 anos fazia de sua residência seu atelier e, através de uma conversa ficou sabendo da Casa Nuvem e agarrou a oportunidade. “No início eram apenas conhecidos amigos, mas o negócio cresceu e estava procurando um espaço”, conta Maria.

Serviço
Casa Nuvem – Inauguração
​Endereço: Rua Professor Xandinho, 126, Bairro Antônio Vendas
Quando: 17 de março a partir das 15 horas
Quanto: Entrada franca
Atrações: Sorteios de brindes, discotecagem, sopa

Comente esta notícia