Nova nota de 5 dólares australianos não terá imagem de rei Charles III
14:10 02/02/2023
Novo design homenageia cultura e história dos primeiros nativos da Austrália
A nova cédula de 5 dólares australianos não apresentará o rei Charles III do Reino Unido, mas sim um novo design que homenageia “a cultura e a história dos primeiros australianos”, anunciou seu banco central nesta quinta-feira (2).
O design substituirá o retrato de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, informou o Reserve Bank of Australia (RBA) em comunicado, acrescentando que a decisão foi tomada após consulta ao governo australiano.
O banco consultará o First Australians para projetar a nota de 5 dólares australianos, que pode levar vários anos para ser emitida, acrescentou.
Os primeiros australianos referem-se à população indígena do país, ou povo das Primeiras Nações, composta por aborígines e ilhéus do Estreito de Torres, descendentes da cultura contínua mais antiga do mundo que ocupam o continente há mais de 65 mil anos.
Juntos, eles representam cerca de 3,2% da população do país de 25 milhões de pessoas.
Enquanto isso, a atual nota de 5 dólares australianos continuará a circular e permanecerá com curso legal mesmo após a introdução da nova nota, segundo o RBA.
As autoridades também disseram que as moedas existentes com a imagem da rainha permanecerão em curso legal “para sempre”.
O rei Charles III continuará a aparecer nas moedas, que a Royal Australian Mint deve começar a produzir “no segundo semestre deste ano”, disse Andrew Leigh, ministro adjunto da concorrência, instituições de caridade e tesouro, à ABC Radio em uma entrevista.
A casa da moeda disse que espera revelar o design das primeiras moedas do rei Charles III no início deste ano.
Bilhões de notas e moedas em todo o mundo com o retrato da rainha Elizabeth II estão em processo de substituição após sua morte em setembro passado.
A imagem da Rainha está estampada em algumas cédulas e moedas em toda a Commonwealth – uma associação de 54 países, quase todos anteriormente colonizados pelo Reino Unido.
Na Austrália, o retrato da rainha “foi representado em todas as séries de notas australianas desde sua coroação”, ao longo de sete décadas, de acordo com o RBA.
Via CNN Brasil
Comente esta notícia
compartilhar