Por segurança, PM proíbe gelo no carnaval, mas permite copo de alumínio
8:59 18/02/2023
Para Polícia Militar, gelo pode ser uma “arma”, enquanto copos térmicos como o Stanley podem entrar normalmente
O carnaval começa oficialmente na Esplanada Ferroviária nesta sexta-feira (17) e com novidade, o gelo estará proibido no local. A Polícia Militar entende que o material pode ser usado como objeto causador de lesões e também pode ser arremessado contra carros e viaturas. Mas os famosos copos de alumínio estão liberados.
De acordo com Emerson de Almeida Vicente, comandante do policiamento metropolitano, “A proibição [do gelo] tem caráter preventivo, em eventos anteriores, houve casos em foi usado esse material para provocar lesão em pessoas e contra o patrimônio. Arremesso em direção a viaturas, carros particulares, vidros de casas e estabelecimentos comerciais”.
Além do gelo, está proibido as garrafas de vidro e objetos cortantes. Apenas copos de plástico, alumínio, e latinhas serão liberados. Os foliões conseguirão entrar com os conhecidos coolers, muito utilizados para o transporte de bebidas, porém sem gelo.
Para realizar o controle, haverá somente duas entradas na Esplanada Ferroviária. A primeira pela Avenida Calógeras com a Rua Antônio Maria Coelho e a segunda na Avenida Mato Grosso, entre as ruas 13 de Maio e 14 de Julho.
“ Objetos não permitidos não terá acesso a Esplanada, que estará fechada em vários cruzamentos, com portais para acesso do folião, onde esse vai passar por uma busca pessoal, justamente para impedir os materiais proibido e consequentemente teremos uma garantia de não ter aquelas confusões habituais”, disse o comandante.
Segurança
Com o objetivo de prevenir acidentes no período de Carnaval, o Corpo de Bombeiros, em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil estarão de prontidão para fiscalizar locais onde ocorrerão festividades.
“Teremos equipes de prontidão, com apoio da PM e da Polícia Civil, para fiscalizar locais com aglomeração de pessoas. Esses locais precisam do Certificado do Corpo de Bombeiros Militar, comprovando que o estabelecimento está em dia quanto aos procedimentos e equipamentos de segurança que envolvem proteção contra incêndio”, destaca o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Frederico Reis Pouso Salas.
Nos eventos da Esplanada Ferroviária e desfile das escolas de samba na Capital, há a previsão do emprego de 170 policiais militares exclusivos para o policiamento, somados as viaturas que temos rodando na Capital.
O desfile dos blocos na Esplanada vai acontecer a partir de sexta-feira (17) até terça-feira (21). A estimativa dos organizadores é de reunir 20 mil pessoas em cada uma das cinco noites de festa. Os desfiles das escolas de samba de Campo Grande serão nos dias 20 e 21, na Praça do Papa, com previsão de reunir 10 mil pessoas.
Via Correio do Estado MS
Comente esta notícia
compartilhar