Geral

Prefeitura contrata empresa para cuidar de 54 estações que monitoram chuva

Circuito MS

17:20 10/12/2019

[Via Campo Grande News]

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para contratar empresa de manutenção, monitoramento e transmissão de dados de 54 estações hidrológicas. A ideia é ter dados em tempo real de quantidade e duração das chuvas, além de medir o nível dos córregos que cortam a cidade.

De acordo com o engenheiro responsável pela contratação, já existem 40 equipamentos espalhados pela cidade. Eles ficam instalados em unidades da Reme (Rede Municipal de Ensino), mas parte deles não está funcionando porque precisa de manutenção.

As informações, por enquanto, são utilizadas para estudos hidrológicos necessários para obras de combate a enchentes, por exemplo, mas a ideia é de no futuro, montar uma sala de situação, onde a Defesa Civil Municipal poderá monitorar os dados e trabalhar na prevenção, interditando avenidas com grandes chances de alagamentos antes do início de um temporal, por exemplo. Não há prazo para a implantação do serviço.

“Esses equipamentos transmitem dados como se fosse chip de celular. Tudo pode ser acessado por um tablet, por exemplo. Estamos estudando uma forma de disponibilizar também no site da Agereg [Agência de Regulação dos Serviços Públicos e Delegados] para que qualquer um tenha acesso”, explicou.

Para contratar a empresa especializada, a prefeitura pretende pagar no máximo R$ 16 mil por mês. O pregão presencial, espécie de leilão que vence que oferecer o menor preço, está marcado para o dia 19h, às 9h.

Comente esta notícia