Geral

Presidente da Aprosoja MS apresenta projeto de agricultura de baixo carbono na Bélgica

Circuito MS

10:35 28/10/2021

Dobashi detalha agricultura capaz de neutralizar emissões de carbono

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul Aprosoja/MS), André Figueiredo Dobashi, está em Bruxelas, na Bélgica, para apresentar seu projeto de agricultura de baixo carbono. A proposta será apresentada no evento Global Farmer Network.

O projeto é financiado pelo Banco do Brasil e recebe apoio da Bayer e do Governo de Mato Grosso do Sul, que trabalha sob o objetivo de tornar MS em Estado de carbono neutro até 2030.

Além disso, também serão apresentados outros projetos sul-mato-grossenses, como o cooperativismo, conectividade, internet rural, agricultura digital e pesquisas aplicadas na prática.

“Esse projeto que apresentaremos aqui, tem como intenção fazer um novo conceito de agricultura, em que entramos com o sistema intensivo de produção, de acúmulo de palhada e de resíduos de culturas, ao longo das sucessões de cultivos”, destacou o presidente da Aprosoja/MS.

O objetivo do projeto é mensurar o sequestro de carbono pelo sistema intensificado e comprovar a eficiente.

“O nosso intuito é desenvolver esse modelo, mensurar o sequestro de carbono pelo sistema intensificado, comparar com a paisagem natural e comprovar que a gente está sendo muito mais eficiente do que deixar a paisagem natural do jeito que ela era, sem colocar um sistema intensivo de produção”, destacou.

Segundo Dobashi, tudo que se produz de palhada e resíduos de culturas, é capaz de sequestrar, além do que se produz.

“Nosso intuito é realmente comprovar que esse sistema de agricultura, plantio direto, rotação de cultivo, vários sistemas de produção, juntos, na mesma área, proporciona um incremento de fertilidade e de matéria orgânica, com a produção de palha em uma quantidade bastante vigorosa”, completou. “Ela inclusive sequestra mais carbono que a própria paisagem natural”, concluiu.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia