Geral

Saiba como evitar golpes nas compras de fim de ano; especialista da dicas de como se prevenir

Circuito MS

10:34 12/12/2021

Economista alerta que o ideal é comprar em lojas conhecidas, com reputação e marcas fortes, seja loja física ou virtual.

Com as festas sazonais de natal e ano novo, período em que cresce o fluxo de compras presenciais e online, é importante redobrar a atenção para não cair em golpes.

O economista Michel Constantino alerta que o ideal é comprar em lojas conhecidas, com reputação e marcas fortes. Seja loja física ou virtual.

“Primeiro se deve desconfiar de preços muito abaixo do mercado -não existe muita diferença de preço de produtos ou serviços. Segundo, fazer uma busca na internet sobre reclamações na loja que está comprando. Muitas reclamações já é um indicador de problema”, enumera o especialista.

Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), esse é o período em que os criminosos usam páginas falsas que simulam e-commerce; promoções falsas enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais.

 

“Ao longo deste ano, a Febraban e seus bancos associados investiram de maneira massiva em campanhas e ações de conscientização em seus canais de comunicação com os clientes para orientar toda a sociedade sobre como se conectar de forma segura no mundo cibernético. É preciso estar sempre atento, mas em épocas como o Natal, em que o volume de compras é muito maior, o cuidado tem que ser redobrado”, enfatizou Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da federação.

Confira mais dicas de como não cair em golpes

  • Confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro, e para garantir, não clique em links e digite o endereço no navegador
  • Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet;
  • Nunca clique em links desconhecidos para fazer suas compras e nem em links recebidos por WhatsApp e SMS
  • Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções
  • Nunca clique em links que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro do banco;
  • Antes de incluir o número do cartão, veja, na barra do navegador, se está na página certa e oficial da loja
  • Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa
  • Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança
  • Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão

Via Correio do Estado

Comente esta notícia