Desenvolvimento

Sebrae/MS traz orientações para quem deseja aprender sobre fidelização dos clientes

Circuito MS

11:59 15/09/2022

Os clientes são a base de qualquer negócio que deseja crescer, por isso é essencial que os empreendedores invistam em um bom relacionamento com seus consumidores

No Dia do Cliente, data comemorada em 15 de setembro, o Sebrae/MS traz dicas para pequenos negócios interessados em aprender mais sobre fidelização deste público.

Aproximar-se dos seus clientes é o primeiro passo para quem deseja ter um público fiel. Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique de Oliveira, buscar ter um relacionamento com o cliente está diretamente ligado à fidelização. “Quando se busca conhecer seus clientes, se estabelece um vínculo onde é possível conseguir entender as necessidades deles, tornando o cliente fiel à empresa. E isso faz com que sua empresa alavanque, tanto nas finanças quanto na valorização da sua marca”, afirma.

O meio digital é uma das alternativas para quem deseja abrir novos espaços para conexão e tem ganhado espaço entre os empresários. Segundo demonstra a pesquisa “Impactos do Coronavírus sobre o comércio de bens e serviços de Mato Grosso do Sul”, divulgada pelo Sebrae/MS em parceria com a Fecomércio/MS em maio de 2021, 54% dos empreendedores do estado investem na estratégia de produção de conteúdo voltada para comercialização de produtos online.

Para Carlos Henrique de Oliveira, o uso das redes sociais não é mais novidade, o diferencial está na forma que empresário se coloca nelas. “Seja presencialmente ou digital, a fidelização está conectada com a experiência do cliente. Um dos pontos é estar presente, você ou sua empresa tem que manter ou buscar a presença e ‘conversar’ com seus clientes”, explica.

Estratégias de fidelização

De acordo com o analista do Sebrae/MS, algumas estratégias são fundamentais para que os negócios tenham uma presença digital mais eficaz. Uma delas é a preocupação com a estética: os empresários precisam pensar estas plataformas e redes sociais como se fossem uma loja presencial, então, quando um cliente acessar o canal é necessário que ele esteja organizado e de fácil acesso.

Ele também complementa que ter uma equipe engajada e treinada é um investimento. A experiência do cliente está ligada diretamente à forma que ele vai ser atendido. Assim, se o time estiver desmotivado ou até mesmo despreparado, o consumidor sentirá o impacto. “Seja presencial ou digital, a relação humana sempre existirá, e deixá-los nas mãos de quem não está conectado pode ser uma situação bem desvantajosa. O papel de ter uma equipe conectada é do empresário”, expõe Carlos Henrique de Oliveira.

Por fim, se planejar e criar uma estratégia baseada nas informações coletadas nas trocas com os clientes, faz toda a diferença para a fidelização. Um exemplo de quem investiu em presença digital é Thamires Matsuyuki, proprietária da Quitanda Maior, um empreendimento de hortifruti e açougue localizado em Campo Grande. Com a ajuda das redes sociais, ela conseguiu impulsionar seu negócio na pandemia. Compreendendo a necessidade dos clientes, a empresária abriu um delivery que atendesse toda a Capital, além de criar um site e aplicativo do negócio.

“Quando abri essas outras vertentes, foi muito fácil vender, devido a minha forte presença na internet. Desde que abri a quitanda sempre estive presente no Instagram e no Facebook, tinha em mente que para eu crescer deveria estar nessas plataformas. Então quando veio a expansão, muita gente já me conhecia, então na primeira semana já tínhamos clientes, e em um mês alcançamos todas a nossas metas”, comenta.

Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

Via Asscom Sebrae/MS

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