Sem biometria cadastrada, 107 mil pessoas seriam impedidas de votar em Mato Grosso do Sul
16:29 26/04/2022
Apenas 20% dos cidadãos regularizaram o título; TRE-MS afirma que eleitores sem cadastro biométrico votarão normalmente
Em Mato Grosso do Sul, 107,189 mil pessoas não conseguiriam votar nas eleições presidenciais de 2022, caso o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) não prorrogasse a decisão sobre o cancelamento das inscrições eleitorais de pessoas que não estivessem cadastradas no Programa de Identificação biométrica 2019-2020.
Os eleitores que se enquadram na situação poderão votar normalmente, mas deverão regularizar a situação eleitoral após o ato.
Conforme o TRE-MS, cidadãos que já estão cadastrados no programa biométrico só poderão realizar a votação caso estejam inscritos em situação regular, ou seja, sem dívidas eleitorais, ausências em votações passadas, título suspenso ou inexistente.
O Prazo final para regularização dos eleitores vai até 4 de maio.
A medida administrativa foi tomada em 2019, devido à pandemia de Coronavírus e a ausência de coleta da impressão digital dos votantes. Na época, eleitores de 28 municípios do Estado foram convocados para comparecer à revisão do eleitorado, com coleta da biometria, sob pena de cancelamento das inscrições.
Entre as cidades estavam Três Lagoas, Corumbá, Dourados, Antônio João, Chapadão do Sul Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Terenos, entre outros.
Essa medida possibilitou a muitos eleitores que não tinham comparecido à revisão eleitoral votar no pleito municipal de 2020. Mas, após o pleito esses títulos voltaram a ser cancelados, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.615/2020.
O mesmo acontecerá nestas eleições, a medida vai permitir que os eleitores cumpram, novamente, com o direito ao voto. O Tribunal Eleitoral do Estado alertou que apenas 20% dos eleitores regularizaram o título em Mato Grosso do Sul.
ATENDIMENTO
Segundo TRE-MS, o atendimento ao cidadão continuará sendo priorizado pela internet, ainda sem a coleta da biometria. É dever do eleitor acessar à página do Tribunal tre-ms.jus.br, acessar o link “Tudo sobre o Título Eleitoral” e em seguida clicar na aba “Tire o seu Título”.
No site é possível se alistar como eleitor, transferir, alterar local de votação, revisar dados ou regularizar a situação eleitoral; ou, acessar o item “Eleitor e Eleições”, em seguida “Atendimento Virtual” e depois “Título de Eleitor -alistamento, transferência ou revisão.
Via Correio do Estado MS
Comente esta notícia
compartilhar