Campo Grande

Sem ter muito o que mostrar, aniversário da Capital terá aula de ginástica e sorteio

Circuito MS

9:37 22/08/2022

Neste ano, apenas seis espaços serão inaugurados; em 2019, foram entregues 15 obras na comemoração dos 120 anos da cidade

No primeiro ano de comemorações após o ápice da pandemia de Covid-19, o calendário de aniversário de 123 anos de Campo Grande, sem ter muito o que mostrar, terá aula rotineira de ginástica na Praça Belmar Fidalgo, sorteio no programa IPTU dá Prêmios e apenas seis espaços inaugurados e quatro entregas de etapas de obras pela prefeitura.

Antes dos dois anos de isolamento social e eventos em formato on-line, o período de comemorações dos 120 anos da Capital, em 2019, teve pelo menos 15 inaugurações em diversos segmentos e quatro entregas de etapas de obras, além de diversos eventos comemorativos. À época, só de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), foram quatro prédios inaugurados.

Neste ano, as inaugurações feitas pela Prefeitura de Campo Grande incluem uma nova academia ao ar livre no Residencial Azaleia, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Santa Emília, nova sede administrativa da Secretaria de Assistência Social (SAS), um posto de gerência operacional da Guarda Civil Metropolitana, sede da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) e Escola Municipal Aglair Maria Alves.

Haverá, ainda, o lançamento de uma sala internacional da Rota de Integração Latino-Americana (Rila) em um prédio comercial em área nobre.

O calendário com a programação foi lançado na segunda-feira (15) pela prefeita Adriane Lopes (Patriota), no Paço Municipal. Os 30 dias de eventos seguem até 15 de setembro.

“Nós vamos estar do dia 15 de agosto ao dia 15 de setembro apresentando para a nossa cidade presentes que a nossa equipe preparou ouvindo a população”, disse Lopes.

Apesar de colocar em pauta de comemoração eventos como o City Tour para a vistoria das obras de requalificação do centro e Cerimônia Cívica do Juramento à Bandeira, no Parque Ayrton Senna, a prefeita, durante o lançamento do calendário de 123 anos, afirmou que no decorrer dos próximos dias haverá a entrega de “reivindicações de moradores da nossa cidade”.

Na prática, a programação conta com uma ação intitulada “Parabéns à Saúde de Campo Grande”, 2ª edição dos Jogos Campo-Grandenses Universitários Inter Atléticas, Feira Cultural Especial de Artesanato, aniversário da Unidade Técnica de Agricultura Urbana do FAC e cerimônia de assinatura de decretos.

OBRAS PARALISADAS

Na contramão da queda de espaços e obras entregues durante o mês de comemoração do aniversário de Campo Grande, o número de empreendimentos paralisados só cresce no município.

Conforme levantamento feito pelo Correio do Estado, publicado em 20 de junho, 33 obras estavam paralisadas na Capital. Em dois meses, houve o acréscimo da interrupção da revitalização do Parque Cônsul Assaf Trad, na região norte de Campo Grande, e a rescisão de contrato com a Orkan Construtora, empresa que estava responsável pelas obras no Centro Municipal de Belas Artes.

O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Rudi Fiorese, afirmou na quinta-feira (18) que a paralisação das 35 obras se mantém.

São edificações para atender os mais diversos setores, e entre as principais obras estão as reformas de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a construção de escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).

Segundo Fiorese, esse é um problema que tem sido enfrentado em todo o Brasil, causado pela alta exorbitante nos preços da construção civil.

“É uma situação generalizada no País, o diesel aumentou quase 40%, o cimento, mais de 50%, e o reajuste anual dos preços das obras, que é o que a legislação permite, não consegue cobrir esses custos e por isso há essas desistências”, explicou o secretário.

Segundo o titular da Sisep, no caso do Parque Cônsul Assaf Trad, houve paralisação das obras para ajustes no projeto. “Estamos trabalhando para concluir as obras até o fim de setembro”, disse Fiorese.

De acordo com o portal Mais Obras, da prefeitura da Capital, a previsão inicial de conclusão do parque, fechado há anos e localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, entre o residencial Alphaville e o Shopping Bosque dos Ipês, era janeiro deste ano.

Inicialmente orçadas em R$ 1,1 milhão, as intervenções já tiveram R$ 492,1 mil em investimentos. A reportagem consultou novamente, na quinta-feira, o portal Mais Obras e, apesar de constar que 65% dos trabalhos foram realizados, a entrega da revitalização está programada para o dia 15 de setembro, durante o encerramento das comemorações de aniversário da Capital.

SAIBA

Em razão da antecipação de feriados, os servidores da Prefeitura de Campo Grande não terão folga no dia 26 de agosto de 2022, de acordo com a Lei Municipal nº 6.568, de 19 de março de 2021.

Os feriados de 13 de junho e 26 de agosto de 2021 e 2022 foram antecipados em março de 2021, com o objetivo de restringir a circulação de pessoas e conter a propagação da Covid-19, que atingia altos patamares na época.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia