Geral

Sesau quer recolher 10 toneladas de lixo em ação contra a dengue nas Moreninhas

Circuito MS

17:26 15/12/2017

[Via Correio do Estado]

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) realiza hoje (15) uma força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti na região das Moreninhas. Segundo o titular da pasta, Marcelo Vilela, ao todo serão cerca de 10 mil residências visitadas pelos agentes de endemias e aproximadamente 10 toneladas de lixo retirados de terrenos baldios.

A região das Moreninhas foi escolhida, conforme o secretário, por conta do resultado do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), quando o bairro foi um dos três com maiores níveis registrados.

A equipe da Sesau bate de casa em casa orientando os moradores sobre a limpeza do quintal, evitando deixar possíveis criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Além disso, 100 pessoas contratadas pelo Programa de Inclusão Profissional (Proinc), três caminhões e duas pás-carregadeiras realizam a limpeza dos terrenos baldios da região.

“Além da água parada, orientamos também que as pessoas não deixem frutas e outros materiais orgânicos, por conta da leishmaniose”, comentou o secretário de saúde.

Quando a residência é reincidente e focos do mosquito são encontrados várias vezes, o morador é notificado pela prefeitura, podendo ser multado ou até encaminhado para a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat).

A ação da Sesau ocorre apenas hoje.

Comente esta notícia