Geral

Simone pede mobilização contra Maia para suspender cobrança de bagagem

Circuito MS

13:50 13/11/2017

[Via midiamax]

A senadora Simone Tebet (PMDB) sugeriu uma campanha inusitada, que tem como o alvo o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O objetivo é suspender a determinação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que permitiu a cobrança extra por despacho de bagagens pelas companhias aéreas.

De acordo com a peemedebista, o Senado já aprovou uma resolução que suspende a cobrança para despachar bagagem, e isso também já vou aprovado em uma comissão da Câmara, faltando apenas analise do plenário. Por isso, ela pede que a população pressione Maia a pautar o projeto.

“Se (a Câmara) aprovar não precisa nem da sanção do presidente da República, é uma resolução, é automaticamente publicada e passa a ter efeito imediato”, explicou a senadora.

A parlamentar também propôs a realização de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos para discutir a possível ‘fraude’ na cobrança de bagagens. Ela quer a presença dos presidentes da Anac, das companhias áreas, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil ), do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e do responsável ela Conut (Confederação Nacional dos Usuários de Transportes Coletivos).

Ela afirmou que estudos do IBGE feitos desde que a cobrança passou a valer, em maio deste ano, mostram que enquanto a inflação no período não chegou a 1% as passagens áreas tiveram aumento médio de 16,9%.

“A Fundação Getúlio Vargas fez análise mais ampla e constatou que se levarmos em conta aumento de preço voos nacionais e regionais houve aumento de mais de 30%”, pontuou Simone.

Comente esta notícia