Campo Grande

Sobras de vacinas serão aplicadas em vizinhos de unidades de saúde na Capital

Circuito MS

9:21 10/03/2021

Após o frasco ser aberto, validade do imunizante é de até 8 horas e medida é para não perder doses

Para evitar a perda de doses de vacinas contra a Covid-19, sobras dos imunizantes serão aplicadas em pessoas que moram nas proximidades das unidades de saúde, dentro do grupo prioritário. É orientado as unidades que tenham o cadastro de pessoas elencadas nos grupos prioritários e os convoquem por meio de ligação.

Resolução da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), publicada na edição desta terça-feira (9) do Diário Oficial do Município, estabelece a medida para evitar perda de doses por vencimento, principalmente devido a escassez de vacinas no País.

Conforme nota técnica, cada frasco de vacina, tanto da Coronavac quanto a da Oxford-Astrazeneca, contém 10 doses.

Após abertura do frasco, prazo de validade é de 8 horas no caso da Coronavac, e de seis na de Oxford. Ou seja, dentro desse período, as dez doses devem ser aplicadas, caso contrário, o imunizante perde o efeito.

Recomendação é que os profissionais responsáveis pela aplicação dos imunizantes façam um planejamento do tempo após a abertura do frasco e, caso esteja perto de vencer e não haja mais pessoas cadastradas para receber a dose dentro do calendário vigente, população que mora no entorno da unidade de saúde deve ser convocada para aplicação das doses remanescentes.

Cada unidade de saúde deverá fazer uma lista nominal, com telefone, da população de idosos mais de 60 anos, pessoas acamadas, trabalhadores da saúde e pessoas de outros grupos prioritários que não tenham recebido doses de vacina, residentes próximos das unidades de saúde.

Caso haja sobra de doses em um frasco aberto, essas pessoas relacionadas serão convocadas por meio de ligação para receber a dose e evitar a perda por vencimento.

Dentro dessa estratégia, excepcionalmente nestas condições, podem ser convocadas pessoas mesmo que ainda não tenha sido aberto calendário para imunização do grupo prioritário ao ao qual ela faz parte.

No Sistema Monitora, onde são registrados os vacinados, será aberto um campo exclusivo para o registro das pessoas imunizadas nestas condições.

Convocação

Os convocados serão pessoas que já são atendidas normalmente e estão cadastradas na área de abrangência de cada unidade, desde que façam parte do grupo prioritários e serão chamados à unidade, por meio do telefone. Por isso, é importante que o cadastro contendo o número do paciente, esteja atualizado.

Vacinação

Mato Grosso do Sul já tem 134.912 pessoas imunizadas, sendo 134.912 vacinas aplicadas da primeira dose e 63.312 da segunda dose. Cerca de 2,25% da população geral do Estado tomou as doses 1 e 2, ou seja, já está imunizada contra a Covid-19, segundo dados do Vacinômetro.

O percentual de pessoas em todo o Estado sul-mato-grossense que tomou apenas a primeira dose é de 4,8%. Ao todo, Mato Grosso do Sul já tem 198.226 doses aplicadas.

O Estado já recebeu 286.459 doses até o momento. A sétima remessa está prevista para chegar nesta quarta-feira (10), mas o quantitativo a ser recebido não foi divulgado.

Sete Quedas (106,9%), Ribas do Rio Pardo (100,78%), Laguna Carapã (99,8%), Tacuru (92,96), Iguatemi (92,69%) e Dois Irmãos do Buriti (92,5%) são os municípios que possuem o maior percentual de aplicação da dose 1, dentro do primeiro grupo prioritário.

Na capital, 56,69% pessoas do primeiro grupo prioritário já foram vacinadas com a dose 1.

Calendário

De acordo com o cronograma da Prefeitura, na quarta-feira (10) recebem a segunda dose os  idosos com 84 e 85 anos. Já na quinta-feira (11), é dia para imunizar pessoas de 82 e 83 anos.

Na sexta-feira (12), é a vez dos idosos com 80 e 81 anos e, por fim, no sábado (13), serão aplicadas doses nas pessoas entre 80 a 89 anos que não se vacinaram durante a semana.

A prefeitura destaca que somente serão atendidas aquelas pessoas que estiverem dentro da faixa etária discriminada pelo calendário municipal. Além disso, o calendário está sujeito a alterações de acordo com repasse de novas remessas do Ministério da Saúde.

A vacinação estará disponível em 54 unidades de saúde da Capital, conforme o protocolo já adotado pela Sesau, funcionando de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e aos sábados das 7h30 às 17h30, seguindo as faixas etárias estipuladas.

Já no drive-thru, localizado no Parque Olímpico Ayrton Senna, a imunização acontece de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30, sem intervalo para almoço.

 

Via Correio do Estado

Comente esta notícia