Taxa de contágio da Covid-19 cai para 0,79 em Mato Grosso do Sul
8:03 25/09/2021
Em novo recorde, contágio atinge menor índice da pandemia
Dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta sexta-feira (24), apontam que a taxa de contágio da Covid-19 caiu mais uma vez e está em 0,79 em Mato Grosso do Sul.
Isto significa que 100 contaminados pela Covid-19 transmitem a doença para outras 79 pessoas.
É a menor taxa de contágio e o melhor índice registrados desde o início da pandemia.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirma que é preciso que a taxa de contágio esteja em menos de 1% para haver sucesso no enfrentamento à pandemia.
Em recorde, a maior taxa de contágio chegou a bater 1,14 em meados de junho deste ano.
A campanha de vacinação contra Covid-19 é responsável pela queda no número de casos, mortes, internações, taxa de contágio e letalidade.
O coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e assessor militar na Secretaria de Estado de Saúde (SES), Marcello Frahia, afirma que a taxa de contágio está em decréscimo e a pandemia está sob controle, mas que isso não é motivo para abandonar as medidas de biosegurança.
O Estado contabiliza 9.529 óbitos e 372.268 testes positivos desde o início da pandemia, sendo nove mortes e 236 confirmações nas últimas 24 horas.
Os testes positivos registrados são de Campo Grande (80); Dourados (19); Três Lagoas (11); Anastácio (10); Iguatemi (8); Maracaju (8); Chapadão do Sul (7); Jardim (6); Sidrolândia (6) e Cassilândia (4).
As cidades que apresentaram mortes são Campo Grande, Amambaí, Anastácio, Cassilândia, Chapadão do Sul, Dourados, Paranaíba e Ponta Porã.
Existem 127 pessoas hospitalizadas em todo o estado de Mato Grosso do Sul, sendo 55 em leitos clínicos (46 público; 9 privado) e 72 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (68 público; 4 privado).
A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 44%, Dourados em 52%, Três Lagoas 36% e Corumbá 53%.
Existem três pessoas à espera de um leito em Mato Grosso do Sul. Entre os pacientes que aguardam por uma vaga em hospital, um é da Central de Regulação de Campo Grande e dois são da Central de Regulação de Dourados.
Vacinômetro
Mato Grosso do Sul tem 75,89% da população vacina e 55,15% imunizada, de acordo com dados do vacinomêtro disponibilizado pela Secretaria de Estado (SES).
Das 3.906.110 doses enviadas aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 3.568.211 foram aplicadas.
A campanha de imunização contra Covid-19 começou em 19 de janeiro de 2020 em Mato Grosso do Sul.
O objetivo é vacinar o maior número de pessoas para conter o avanço de casos confirmados, internações, óbitos e frear a pandemia.
Sintomas da Covid-19
É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:
- Febre
- Tosse seca
- Perda do olfato
- Perda do paladar
- Falta de ar
- Dificuldade para respirar
- Dor ou pressão do peito
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirma que o isolamento social, o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.
Via Correio do Estado
Comente esta notícia
compartilhar