Internacional

Tempestade tropical Lidia pode virar furacão e atingir costa do México

Circuito MS

8:20 10/10/2023

Análise da trajetória indica que poderá atingir país nesta terça-feira próximo a Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia Sul, informou o serviço meteorológico local

A tempestade tropical Lidia está se movendo pelo Pacífico e pode ganhar força de furacão antes de atingir a costa oeste do México, de acordo com a atualização das do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O Governo do México emitiu um alerta de furacão de Playa Pérula a Mazatlán. A tempestade estava a quase 600 quilômetros a sudoeste do estado mexicano Baixa Califórnia Sul, com ventos sustentados de 112 km/h.

A análise da trajetória indica que poderá atingir a costa do México nesta terça-feira (10) em algum ponto próximo a Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia Sul, informou o Serviço Meteorológico Mexicano.

Lidia representa a probabilidade de fortes chuvas em Baixa Califórnia Sul, Sinaloa, Nayarit e Jalisco, informou o Serviço Meteorológico Mexicano. Além disso, são esperadas fortes rajadas de vento nas costas de Baixa Califórnia Sul.

Segundo o NHC, tempestades perigosas poderão surgir nas Ilhas Marias e na costa centro-oeste do México, à medida que Lidia continua seu curso nos próximos dias.

As chuvas provocadas por Lídia poderão causar inundações em áreas urbanas repentinamente, além de possivelmente provocar deslizamentos de terra nas áreas afetadas.

As autoridades pedem aos residentes e velejadores que tenham extremo cuidado nos estados afetados pelas condições meteorológicas.

Pedem ainda que sejam tidas em conta as recomendações emitidas pelo Sistema Nacional de Proteção Civil em cada distrito.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia