Economia

Tentar desmembrar taxa do IPTU exigiu espera de mais de 5 horas

Circuito MS

8:23 10/01/2018

[Via Correio do Estado]

Conseguir pagar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Campo Grande sem a taxa do lixo significou uma espera de mais de cinco horas na fila, sem ter a certeza de que conseguiria ser atendido hoje. A decisão da prefeitura em aceitar desmembrar o tributo do imposto foi definida só nesta segunda-feira (8), depois de reunião com a OAB/MS, e hoje foi o primeiro dia que o contribuinte podia solicitar a demanda.

A corrida para a Central do IPTU também foi intensa porque vence nesta quarta-feira (10) o prazo para quem deseja obter 20% de desconto no pagamento. Com a separação das cobranças, a taxa do lixo vai vencer só em março, quando começará a ser cobrada a primeira parcela do imposto, no caso de parcelamento.

José Neto, 63 anos, encarou a moratona de solicitar o desmembramento. Ele chegou na central, que fica anexa ao paço municipal, por volta das 9h20. Já tinha passado das 15h e o aposentado ainda não sabia que horas ia ser atendido. A unidade funciona até as 16h, mas hoje estendeu o horário para depois das 18h. Ainda assim, algumas pessoas foram realocadas para receber o carnê só nesta quarta-feira.

“Quero desmembrar o IPTU da taxa do lixo. Só vou pagar o IPTU e vamos ver o que vai acontecer (com o tributo), para ver se é suspenso”, comentou Neto, referindo-se à ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que foi movida pelo DEM, partido do vereador Vinícius Siqueira, pedindo a suspensão da lei que instituiu a taxa do lixo em Campo Grande.

O valor que veio embutido no carnê do aposentado é de R$ 203, quantia que se for mesmo para pagar, ele vai quitar em março.

A Prefeitura de Campo Grande informou, por volta das 16h, que foram feitas até esse horário 2.549 atendimentos. Desses, 995 (ou quase 40%) eram de pedidos de desmembramento.

PARA ESTA DIA 10

Como nesta quarta-feira ainda há prazo para solicitar o serviço e pagar o IPTU com desconto de 20%, mais fila deve ser formada. O governo municipal promete montar uma estrutura fora da central para oferecer cadeiras para algumas pessoas que aguardam atendimento.

Também nesta quarta, vereadores vão se reunir com representantes do governo municipal para tratar da taxa. Eles alegam que foram “traídos” e o acordo feito com o Executivo municipal para que a lei fosse aprovada na Casa não foi cumprido.

VENCIMENTOS

Confira os vencimentos do IPTU 2018:

10 de janeiro – Para pagamento antecipado à vista, com 20% de desconto

9 de fevereiro – Para pagamento antecipado à vista, com 10% de desconto

12 de março – 1º vencimento para quem parcelar o imposto, que pode ser feito em até 10 vezes

Comente esta notícia