Geral

Teste nacional do IBGE será realizado em bairro de Campo Grande

Circuito MS

9:20 03/11/2021

O teste verificará os sistemas de coleta, equipamentos, a abordagem e os protocolos de prevenção à Covid-19

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), irá realizar durante o mês de novembro e parte de dezembro um teste nacional no bairro Oliveira, em Campo Grande.

O teste verificará os sistemas de coleta, equipamentos, a abordagem e os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão utilizados na operação censitária, em 2022.

A verificação vai incluir as etapas do censo, que terá início em junho em todo o país. Durante o teste acontecerá o treinamento das pessoas que vão realizar o censo, montagem do posto de coleta e pesquisa do entorno.

Além do modelo misto de coleta e a mobilização dos moradores.

De acordo com o IBGE, todas as informações fornecidas pelos moradores são confidenciais e o sigilo é garantido.

Além disso, por conta da pandemia e para garantir a segurança de todos, tanto recenseadores como moradores, as equipes vão seguir todos os protocolos de biossegurança, como uso de máscara e a higienização das mãos e dos equipamentos com álcool em gel.

Os moradores devem ficar atentos, pois, os recenseadores vão fazer o teste uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE.

Os profissionais estarão com  crachá de identificação, com a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.

Para coletar as informações, eles estarão portando um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) de cor azul, semelhante a um smartphone, para coleta das informações.

Os moradores poderão verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Para 2022, o governo federal vai reservar cerca de R$ 2,3 bilhões para a realização da pesquisa.

Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a União está obrigada a tomar as medidas necessárias para realizar o Censo no ano que vem.

Por lei, a pesquisa deve ser realizada a cada dez anos. A última ocorreu em 2010.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia