Ganhando fama durante a pandemia de Covid-19, o TikTok se tornou o aplicativo mais baixado em 2021 e já conta com mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo.
A dinâmica rede social também caiu nas graças dos brasileiros e o país já é o segundo em número de usuários com 4,72 milhões, atrás só da China. Com danças, desafios e conteúdo divertido, muitos ainda podem ver a rede como algo voltado puramente para o entretenimento.
Mas diante do tempo que as pessoas passam na plataforma, muitas empresas já estão aproveitando o aplicativo para fazer negócio e cada vez mais usuários usam o TikTok durante o processo de decisão de compra.
De acordo com pesquisa realizada pela OpinionBox, 38% dos consumidores decidem comprar algo após verem um anúncio no TikTok. A taxa de conversão é maior que a do Youtube.
“O digital, principalmente após a pandemia, mudou os hábitos de consumo da nossa sociedade. As marcas encontraram no TikTok uma saída criativa para se conectar de forma autêntica com o público”, explicou a head de soluções globais para negócios do TikTok na América latina Gabriela Comazzetto.
Abordagem mais criativa
“A plataforma se tornou um fenômeno por ser interativa, original e divertir as pessoas na quarentena. Além disso, é um espaço que incentiva a criatividade, a descoberta de tendências e o estabelecimento de conversas relevantes e genuínas. De forma acessível, interativa e criativa, influenciadores têm trazido, cada vez mais, entusiasmo para seus usuários sobre assuntos importantes e relevantes. Para as marcas, isso significa que alguns minutos rolando o feed pode gerar receita”, apontou Hugo Novaes, VP do Creative Hub da Cadastra.
O boca-a-boca também funciona na rede. A ##TikTokMadeMeBuyIt (“o TikTok me fez comprar”) conta com bilhões de visualizações. A plataforma também desenvolveu uma área de vendas onde auxilia os usuários na descoberta de marcas e na aquisição de produtos ou serviços.
Quais as empresas que podem se beneficiar da plataforma?
Mais de 60% dos usuários brasileiros do TikTok têm menos de 30 anos, sendo que a maioria está entre 16 e 24 anos. O que significa que as empresas que querem aproveitar da popularidade da rede devem apostar em estratégias menos tradicionais de publicidade para atrair um público jovem.
Um levantamento da Cadastra aponta que os ramos de moda, alimentação e tecnologia são os que têm mais facilidade de traçar estratégias específicas para a plataforma. Entre os usuários, 73% acham que as publicidades feitas no aplicativo são “únicas e diferentes” e 63% consideram que anúncios misturados com conteúdos tornam a experiência mais fluida.
Comazzetto concorda que as publicidades na plataforma precisam ser feitas de uma forma que atinja os usuários acostumados com uma timeline mais dinâmica.
“Nosso intuito é trazer um conceito inovador de propaganda para as marcas, com o slogan “Don’t Make Ads, Make TikToks” (Não faça anúncios, faça TikToks), aproveitando toda a essência da plataforma. Queremos que essa conexão seja mais orgânica, sem parecer com uma propaganda, que interrompa a experiência do usuário, e sim que seja cada vez mais surpreendente e traga alegria para eles. Observamos que as marcas que têm mais sucesso na plataforma são justamente aquelas que abraçam o espírito criativo e autêntico do TikTok”, encerrou.
Via Istoé
Comente esta notícia
compartilhar