Geral

TRE de MS promove campanha sobre inclusão e acessibilidade nas eleições

Circuito MS

9:38 05/03/2022

Acessibilidade - Marcello Casal Jr - Agência Brasil

A medida busca garantir ao cidadão o acesso ao local de votação que possa atender melhor às suas necessidades

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul lançou a campanha “Cidadania, inclusão e acessibilidade”. A ação contempla a veiculação de informações direcionadas a esse púbico por meio de outdoors e busdoors com a finalidade de orientar e disseminar informações às eleitores e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida.

A medida busca garantir ao cidadão com deficiência ou mobilidade reduzida o acesso ao local de votação que possa atender melhor às suas necessidades. Estes cidadãos, por sua vez, precisam, até o dia 4 de maio, informar sua situação à Justiça Eleitoral através do TítuloNet, disponível no site do TRE-MS na Internet, ou se dirigindo ao Cartório Eleitoral de sua zona eleitoral.

Vale destacar que todas as urnas eletrônicas são preparadas para também atender pessoas com deficiência visual. Além do sistema braile e da identificação da tecla número cinco nos teclados, os tribunais eleitorais disponibilizam fones de ouvido nas seções com acessibilidade e naquelas onde houver solicitação específica, para que o eleitor cego ou com deficiência visual receba sinais sonoros com indicação do número escolhido e retorno do nome do candidato em voz sintetizada.

Antes disso, é possível utilizar o alfabeto comum ou o braile para assinar o caderno de votação, ou assinalar as cédulas, se for o caso. Também é assegurado o uso de qualquer instrumento mecânico que portar ou lhe for fornecido pela mesa receptora de votos.

Via Enfoque MS

Comente esta notícia