Campo Grande

Videomonitoramento do Centro não inibe criminosos

Circuito MS

15:00 13/12/2022

Ao todo, há 39 câmeras instaladas nas principais ruas da região comercial, as quais são monitoradas pela Guarda Civil Metropolitana 24 horas por dia, a semana toda

Câmeras de segurança não têm inibido a prática de roubos e furtos na região central de Campo Grande. Segundo levantamento feito pelo Correio do Estado com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e publicado nesta segunda-feira (12), o Centro foi o bairro mais perigoso no mês de novembro.

Procurada pela equipe de reportagem, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) respondeu, em nota, que “o sistema de videomonitoramento inibe, previne e dá resposta aos atos ilícitos”.

Ao todo, há 39 câmeras na região central, que foram instaladas no período de oito anos, desde quando o sistema foi aderido por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Segundo o levantamento, porém, mesmo com a tecnologia, foram registrados 80 boletins de ocorrência de furtos na região, e em outros locais da Capital a média de casos fica abaixo de 20 registros. O Centro também tem mais ocorrências de roubos e homicídios do que os outros bairros de Campo Grande.

Enquanto o Centro registrou 16 boletins de roubo em novembro, o segundo bairro com mais notificações é o Amambaí, com 6 boletins.

Desde que foi instalado, em 2015, o videomonitoramento, segundo a secretaria, flagrou aproximadamente 3 mil ocorrências. “Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com efetivo especializado no monitoramento”, informa a nota.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) é responsável pela operacionalização do sistema, monitorando as imagens capturadas pelas câmeras, que são de alta definição.

Em reportagem publicada pelo Correio do Estado em outubro de 2021, a prefeitura declarou que as câmeras de segurança instaladas na Rua 14 de julho ajudavam a reduzir a necessidade da presença física de guardas.

Segundo a nota enviada na época, “a região central de Campo Grande possui um sistema de videomonitoramento que reduz o custo com pessoal e torna-se mais eficiente à medida que grava as imagens, aumentando a área de atuação da Guarda”.

Porém, não foi o que demonstrou o levantamento feito pela matéria.

As câmeras têm 450 metros de alcance, geram imagens em 360º e são dispositivos day/night (dia e noite). As imagens são armazenadas por 30 dias e podem ser requeridas pelas autoridades do Judiciário e da segurança pública como fonte de investigação criminal.

De acordo com o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Avelar, que atende a região central e que foi ouvido pela reportagem, a região central é a mais monitorada da cidade.

“O trabalho tem surtido resultados positivos quando os crimes ocorrem na área central, nossas viaturas estão diuturnamente realizando rondas e abordagens, com o objetivo de coibir atos criminosos, chegamos a cumprir em um único dia 4 mandados de prisão”, declarou Avelar.

Conforme Daiane Sampaio, que trabalha em uma lanchonete que fecha após o horário comercial, uma colega dela já foi assaltada na região ao sair do trabalho.

“Mesmo tendo câmera e tudo mais, é arriscado. Às vezes, passa uma viatura, mas não tem segurança aqui na região”, disse.

Segundo o Projeto Reviva Centro, ainda serão instaladas 112 câmeras no Centro.

Na Rua Rui Barbosa, serão instalados mais 27 equipamentos de monitoramento e 75 câmeras no quadrilátero do Centro. Nas cinco estações de ônibus que estão sendo finalizadas, mais 10 câmeras de reconhecimento facial serão posicionadas nesses pontos.

REFORÇO

Com a chegada das festividades de Natal e Ano-Novo, a segurança na região comercial do Centro foi intensificada. A Operação Boas Festas começou na segunda-feira (5) e segue até o dia 9 de janeiro.
Saiba: O comércio da Capital terá horário ampliado até 23 de dezembro. Desde ontem (12), as lojas estão funcionando até as 22h.

Aos domingos, a abertura pode ser das 9h às 18h. Na véspera de Natal, no dia 24, o comércio ficará aberto até as 17h. Já no dia 31 de dezembro, quem quiser fazer compras tem até as 16h.

Os comércios que estão dentro dos shoppings e centros comerciais localizados nos hipercenters também poderão abrir as portas das 9h às 18h.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia