Geral

Com decreto de calamidade em MS, Ministério da Agricultura pode fornecer ajuda a produtores

Circuito MS

16:19 04/01/2022

Pasta disse que deve avaliar possibilidade de intermediar prorrogação do pagamento das dívidas dos produtores

Com decreto de estado de emergência em Mato Grosso do Sul, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa), disse que pode fornecer ajuda aos produtores rurais atingidos pela estiagem.

A pasta afirmou que vai avaliar a possibilidade de intermediar prorrogação do pagamento das dívidas dos produtores com instituições financeiras, e estudar a disponibilidade de um apoio de crédito aos agricultores.

Segundo o ministério, será feito um levantamento pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sobre os impactos causados aos produtores e o índice de perdas.

Nesta segunda-feira (3), o governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB), decretou calamidade pública para Mato Grosso do Sul em razão da seca.

Os órgãos que monitoram a situação do Estado, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja) e a Famasul pediram ajuda ao governo.

Sendo assim, os produtores poderão acionar seguros e ampliar o pagamento das dívidas com instituições financeiras, além de poderem fazer renegociações. O governo vai designar recursos ao setor para amenizar as perdas.

O cenário se deu porque em dezembro, o clima foi atingido pelo fenômeno La Niña, que ocasionou a estiagem, situação em que o volume de chuvas ficou abaixo do esperado e prejudicou a produção.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia