Cinema da Capital inicia na próxima semana, sessões para autistas
16:20 17/01/2022
Projeto foi aprovado em junho de 2021. No entanto, empresa só irá disponibilizar o serviço a partir deste mês
O cinema UCI, localizado no Shopping Bosque dos Ipês em Campo Grande, inicia na próxima semana as sessões voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), ou que tenham outras deficiências que acarretam hipersensibilidade sensorial.
O projeto, proposto pelo deputado estadual José Carlos Barbosa, Barbosinha (DEM), foi aprovado no dia (16) de junho ainda em 2021.
No entanto, a empresa só irá disponibilizar o serviço a partir deste mês -janeiro, após a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, instaurar Procedimento Operacional e Consultivo (POC) para acompanhar o cumprimento da Lei Estadual nº 5.677/2021.
A franquia alega que a demora em cumprir a demanda, ocorreu devido à pandemia da Covid-19, e que as sessões devem começar na próxima semana.
O projeto determina que a sala de cinema deve ser adaptada às necessidades dos autistas, como as luzes permanentemente acesas em 25% mais baixo em relação a uma exibição tradicional e volume de som reduzido.
A UCI afirmou que a equipe está preparada para prestar o serviço ao público com TEA ou outras deficiências que acarretem hipersensibilidade sensorial.
No entanto, a organização está em contato com a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), para a realização de treinamento e emissão de certificado para toda a equipe ainda em fevereiro.
As datas das sessões serão divulgadas mensalmente com antecedência mínima de 10 dias.
A previsão é que, o serviço esteja disponível terça ou quarta-feira de cada do mês, segundo informou a empresa.
Via Correio do Estado MS
Comente esta notícia
compartilhar